post

Ténis de Mesa, Nacionais

28 Outubro
– Primeiro dia de Ténis de Mesa com três atletas Juniores em ação pelo Real Mafra. Tiago Bernardes e Pedro Duarte em Masculinos e Carolina Ferreira em Femininos. Duas estreias em torneios de classificação nacional e um regresso. O Tiago teve alguma infelicidade no sorteio, calhou com um adversário do clube Top Spin e o outro do Vitória de Setúbal, ambos os clubes com boa escola de formação e muita tradição no ténis de mesa. Saiu derrotado em ambos os jogos por 3-0. O Pedro Duarte, por outro lado, teve um grupo mais acessível que o Tiago, mas mesmo assim os adversários são mais experientes e têm anos de ténis de mesa. Calhou com um jogador independente (sem clube), outro do Vale Cavala e um do Juncal (jogador de 2° divisão nacional). O jogo que à partida era mais acessível era contra o adversário do Vale Cavala e foi mesmo. De qualquer forma o Pedro saiu derrotado por 3-1, ganhando o 3° set por 16-14. Nos outros jogos saiu derrotado por 3-0. A Carolina Ferreira foi um regresso. Ex-jogadora do SL Benfica e ja com algum conhecimento e experiência na modalidade voltou este ano a competir, após 5 anos de “baixa”. Ainda com pouco treino veio representar o atual clube na prova feminina de Juniores. Calhou no grupo 3 juntamente com duas atletas da Top Spin e uma outra do Cacém. O primeiro jogo contra a adversária do Cacém era o mais acessível, mas difícil. Bateu-se bem, set’s equilibrados mas o nervosismo do regresso falou mais alto nas alturas cruciais e acabou derrotada por 3-0 neste jogo e nos outros dois contra as atletas bastante experientes da Top Spin. Ambas as atletas da Top Spin ficaram classificadas em 3° e 4° no torneio. A Carolina Ferreira foi 9° classificada no torneio.

29 de Outubro.
– Segundo dia de Ténis de Mesa com quatro atletas Seniores em ação pelo Real Mafra. Gonçalo Ferreira, Vítor Areias, Nuno Duarte e Pedro Gomes. O Gonçalo Ferreira teve o grupo mais difícil, calhou com dois jogadores muito bons, um do Câmara de Lisboa e o outro do Sporting de Torres, ambos jogadores de 2° divisão nacional e saiu derrotado em ambos os jogos por 3-0. O Vítor Areias calhou com um jogador do Pirescoxe e com outro do “renovado” Clube Desportivo Estrela. Ambos os jogos bastante complicados, mesmo assim perdeu 3-1 e 3-0, respectivamente. O Nuno Duarte ficou no grupo de um atleta da Top Spin e outro do CIR Laranjeiro. Perdeu 3-0 com o atleta experiente da Top Spin e 3-1 com o do CIR Laranjeiro. O Pedro Gomes calhou no grupo mais acessível e podia mesmo ter passado à fase seguinte. Mas foi uma estreia. Calhou num grupo juntamente com os adversários de IFC Torrense e outro do Vale Cavala. No jogo contra o atleta do Torrense saiu derrotado por 3-0, entretanto, no jogo contra o atleta do Vale Cavala, jogo que quem vencesse passava ao mapa final, saiu derrotado por 3-0. Mas esse atleta nao era de todo superior ao Pedro Gomes. O Pedro esteve sempre por cima do jogo, mas nas alturas decisivas ia a baixo. Nervos, alguma falta de confiança, inexperiência… o que é certo é que ficou um sabor amargo porque podia realmente ter passado.

De qualquer forma foi um fim de semana positivo, o primeiro torneio de classificação nacional em que participamos esta época e agora é continuar a treinar, melhorar os aspetos menos bons, evoluir e preparar o campeonato distrital de equipas seniores que começa já daqui a 15 dias.

By Gonçalo Ferreira